Think Week 🧠

Lucas Oliveira
4 min readNov 12, 2020
Photo by Lili Kovac on Unsplash

Grandes figuras históricas que realizaram impacto com seus trabalhos sempre foram uma inspiração para mim. Constantemente fico refletindo sobre o processo de criação desses indivíduos.

Quando tomei conhecimento da estratégia de resolução de problemas que o Bill Gates utiliza e como ele estrutura novas ideias com a think week, decidi formular alguns pensamentos sobre isso.

A think week é uma proposta de valor projetada com foco na flexibilidade de conteúdos para o leitor. O núcleo do projeto é estruturar semanalmente artigos essenciais para serem lidos.

Motivação

Há alguns meses, logo no lançamento, assisti a minissérie documental O Código Bill Gates disponibilizada pela Netflix. Durante o segundo episódio, é apresentado por Bill Gates o conceito da think week. Ele se isola em uma cabana durante uma semana com uma pilha de livros e artigos, e passa esse tempo focado em alguns assuntos. Sem distrações, uma semana inteira aprendendo e gerando novas ideias.

Bill Gates chegando em sua propriedade em Hood Canal, Washington, com sua bolsa contendo livros.

No momento em que essa ideia me foi apresentada, achei simplesmente fantástica e logo pensei em uma forma de executar. No entanto, procurava uma maneira de tornar toda semana uma think week e conseguir atrelar isso a minha rotina.

A forma como adaptei a think week está muito atrelado com a minha vontade de transformar isso em um método de aprendizado e moldar de acordo com meu estilo de estudo.

Processo

A minha abordagem para execução dessa ideia foi selecionar no início de toda semana alguns artigos para serem lidos até o termino da semana.

Realizo a seleção de artigos manualmente, procurando em fontes como:

  • Hacker News;
  • Medium;
  • Papers with Code;
  • Nautilus.

Para organizar os artigos por semana, utilizava a ferramenta Trello pela sua simplicidade.

Organização de artigos por semana no Trello.

Logo depois, decidi estruturar os artigos no Notion de acordo com temas, assim consegui manter uma base de dados mais organizada e recorrer facilmente por eles.

Organização por temas no Notion.

Não necessariamente foco em apenas um assunto durante a semana, na maioria das vezes costumo mesclar diversos temas, como Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Blockchain, Filosofia, etc.

Benefícios

São inúmeros os benefícios que essa organização me trouxe, além de possuir um registro de tudo que havia lido, andava atualizado com o mercado e havia adquirido diferentes visões sobre muitos assuntos.

A think week ensina muito sobre como nosso processo de foco e desenvolvimento de conhecimento funcionam. Conseguimos perceber formas de organizar as ideias e estar na vanguarda de nossos pensamentos.

O processo de criação é caótico e intimista. Dessa forma, é interessante ter uma noção de como estabelecer um flow mental adequado.

Com o estímulo da autoaprendizagem. Você desenvolve um magnífico repertório de lentes. O seguimento de mergulhar em um conteúdo e observar aquilo de forma ampla e tirar diversas conclusões, torna-se natural. É uma maneira de separar as ideias e reconstruí-las do zero.

Todo esse ciclo cria um vantajoso comprometimento com a aprendizagem, tornando isso um estilo de vida. É uma questão sobre como podemos ampliar cada vez mais nosso processo criativo.

Sabendo o quão benéfico é possuir um padrão de leitura, decidi compartilhar essa ideia criando um repositório no GitHub em que constantemente atualizo com novos conteúdos.

Minha pretensão é tornar isso um acervo rico em conteúdos de computação. Um conjunto dinâmico, que abrange diversos assuntos. E mostrar como mesclar diferentes assuntos pode ser um excelente gatilho criativo.

Como processar tudo que foi lido?

Richard Feynman

Acredito que a melhor referência nesse assunto é Richard Feynman, o criador da Técnica de Feynman. Esse método consiste em lembrar do que você leu usando conceitos de elaboração e associação.

Próximos passos…

Photo by Daoud Abismail on Unsplash

Quero tornar essa experiência real, da forma como o Bill Gates costuma fazer. Durante uma semana, totalmente isolado, focar todo o tempo em alguns assuntos e começar a tirar algumas conclusões e gerar insights. Vou relatar toda essa experiência.

A think week é a arte de dar tempo ao tempo. É necessário começar a olhar para nós mesmos e perceber o quanto a saúde mental importa para o nosso bem-estar e como afeta nosso potencial de criação.

Esse movimento permite muitos caminhos e você pode focar no qual faz mais sentido para você.

--

--