Think Week ūü߆

Grandes figuras históricas que realizaram impacto com seus trabalhos sempre foram uma inspiração para mim. Constantemente fico refletindo sobre o processo de criação desses indivíduos.

Quando tomei conhecimento da estratégia de resolução de problemas que o Bill Gates utiliza e como ele estrutura novas ideias com a think week, decidi formular alguns pensamentos sobre isso.

A think week √© uma proposta de valor projetada com foco na flexibilidade de conte√ļdos para o leitor. O n√ļcleo do projeto √© estruturar semanalmente artigos essenciais para serem lidos.

Motivação

H√° alguns meses, logo no lan√ßamento, assisti a miniss√©rie documental O C√≥digo Bill Gates disponibilizada pela Netflix. Durante o segundo epis√≥dio, √© apresentado por Bill Gates o conceito da think week. Ele se isola em uma cabana durante uma semana com uma pilha de livros e artigos, e passa esse tempo focado em alguns assuntos. Sem distra√ß√Ķes, uma semana inteira aprendendo e gerando novas ideias.

No momento em que essa ideia me foi apresentada, achei simplesmente fant√°stica e logo pensei em uma forma de executar. No entanto, procurava uma maneira de tornar toda semana uma think week e conseguir atrelar isso a minha rotina.

A forma como adaptei a think week está muito atrelado com a minha vontade de transformar isso em um método de aprendizado e moldar de acordo com meu estilo de estudo.

Processo

A minha abordagem para execução dessa ideia foi selecionar no início de toda semana alguns artigos para serem lidos até o termino da semana.

Realizo a seleção de artigos manualmente, procurando em fontes como:

  • Hacker News;
  • Medium;
  • Papers with Code;
  • Nautilus.

Para organizar os artigos por semana, utilizava a ferramenta Trello pela sua simplicidade.

Logo depois, decidi estruturar os artigos no Notion de acordo com temas, assim consegui manter uma base de dados mais organizada e recorrer facilmente por eles.

Não necessariamente foco em apenas um assunto durante a semana, na maioria das vezes costumo mesclar diversos temas, como Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Blockchain, Filosofia, etc.

Benefícios

S√£o in√ļmeros os benef√≠cios que essa organiza√ß√£o me trouxe, al√©m de possuir um registro de tudo que havia lido, andava atualizado com o mercado e havia adquirido diferentes vis√Ķes sobre muitos assuntos.

A think week ensina muito sobre como nosso processo de foco e desenvolvimento de conhecimento funcionam. Conseguimos perceber formas de organizar as ideias e estar na vanguarda de nossos pensamentos.

O processo de criação é caótico e intimista. Dessa forma, é interessante ter uma noção de como estabelecer um flow mental adequado.

Com o est√≠mulo da autoaprendizagem. Voc√™ desenvolve um magn√≠fico repert√≥rio de lentes. O seguimento de mergulhar em um conte√ļdo e observar aquilo de forma ampla e tirar diversas conclus√Ķes, torna-se natural. √Č uma maneira de separar as ideias e reconstru√≠-las do zero.

Todo esse ciclo cria um vantajoso comprometimento com a aprendizagem, tornando isso um estilo de vida. √Č uma quest√£o sobre como podemos ampliar cada vez mais nosso processo criativo.

Sabendo o qu√£o ben√©fico √© possuir um padr√£o de leitura, decidi compartilhar essa ideia criando um reposit√≥rio no GitHub em que constantemente atualizo com novos conte√ļdos.

Minha pretens√£o √© tornar isso um acervo rico em conte√ļdos de computa√ß√£o. Um conjunto din√Ęmico, que abrange diversos assuntos. E mostrar como mesclar diferentes assuntos pode ser um excelente gatilho criativo.

Como processar tudo que foi lido?

Acredito que a melhor referência nesse assunto é Richard Feynman, o criador da Técnica de Feynman. Esse método consiste em lembrar do que você leu usando conceitos de elaboração e associação.

Próximos passos…

Quero tornar essa experi√™ncia real, da forma como o Bill Gates costuma fazer. Durante uma semana, totalmente isolado, focar todo o tempo em alguns assuntos e come√ßar a tirar algumas conclus√Ķes e gerar insights. Vou relatar toda essa experi√™ncia.

A think week √© a arte de dar tempo ao tempo. √Č necess√°rio come√ßar a olhar para n√≥s mesmos e perceber o quanto a sa√ļde mental importa para o nosso bem-estar e como afeta nosso potencial de cria√ß√£o.

Esse movimento permite muitos caminhos e você pode focar no qual faz mais sentido para você.

--

--

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/lucas-oliveira-492723127/

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store